Desde o segundo semestre de 1996 que a AJAP conta com uma Delegação Permanente de Representação em Bruxelas, a qual foi criada com o objectivo de possibilitar um melhor acompanhamento e sensibilização das posições dos Jovens Agricultores Portugueses sobre a Política Agrícola Comum (PAC) e outras políticas comunitárias relacionadas com o Mundo Rural.
A Delegação Permanente de Representação em Bruxelas constitui a coluna vertebral da actuação da AJAP junto da União Europeia.
Pugna-se pela defesa dos interesses dos jovens agricultores europeus, defendendo-se prioritariamente os dos jovens das regiões mediterrânicas. De facto, apesar de há já muito tempo se falar da necessidade de modernizar e rejuvenescer o tecido sócio-empresarial agrícola, a verdade é que os jovens têm cada vez mais dificuldades de se instalarem no sector agrícola. Por isso, este vai envelhecendo e perdendo competitividade, sendo as regiões agrícolas mediterrânicas as que mais têm sofrido com este flagelo.
Neste contexto, a actual Política Agrícola Comum não tem sido capaz de inverter a tendência de envelhecimento do tecido agrícola, persistindo a necessidade de medidas eficazes para promover o rejuvenescimento e a modernização na agricultura, como também ver reconhecida a sua especificidade e complementaridade no contexto dos modelos agrícolas europeus e, por conseguinte, existir um reequilibro adequado entre agricultores, produtos e regiões. Além disso, ainda necessita de ser devidamente defendida no contexto das negociações internacionais sobre liberalização do comércio de produtos agrícolas, quer ao nível das negociações da Organização Mundial do Comércio, quer dos diversos acordos regionais negociados pela União.
Contacto: Rue Vilain XIIII, 35
1000 Bruxelas
Tel. e Fax - 00 32 2 2800923